/
/
Lesão de menisco: Descubra o que é

Lesão de menisco: Descubra o que é

O menisco é uma estrutura de cartilagem presente no joelho que serve para proteger os joelhos quando há impacto, torção ou numa pancada direta. Ele funciona como um amortecedor, absorvendo cargas e distribuindo melhor a pressão, por isso é muito propenso a lesões não só nos atletas, mas também nas pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose ou outro problema que afete a articulação.

Dentre os sintomas de lesão no menisco estão a dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas, travamentos e derrames articulares (aumento do líquido na articulação). A dor pode ser localizada na parte da frente ou de trás do joelho, podendo atingir a região mais externa, se a lesão for de menisco lateral ou na parte mais interna do joelho, se for uma lesão do menisco medial.

Lesão de Menisco: Veja agora os sintomas e as causas!

O que pode causar a lesão

Geralmente a ruptura do menisco lateral está associada ao rompimento do ligamento cruzado anterior, enquanto a ruptura do menisco medial está associada a formação do cisto de Baker. A lesão no menisco lateral é mais comum em movimentos bruscos como acontece num jogo de futebol, enquanto no menisco medial a lesão se forma por movimentos repetitivos, e a lesão começa na parte posterior do menisco e pode curar de forma espontânea, sem tratamento específico.

As lesões do menisco normalmente surgem devido a uma pancada forte ou torção no joelho, que acontece com frequência em vários tipos de esporte, como futebol, basquetebol ou tênis. No entanto, existem algumas situações do dia a dia que também podem lesionar o menisco como:

• Virar muito rápido o corpo sobre uma perna;
• Fazer agachamentos excessivos e de maneira inadequada ;
• Levantar muito peso utilizando as pernas;

Com o aumento da idade, a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida devido ao uso constante e à diminuição da circulação de sangue no local, o que pode causar ainda mais lesões após os 65 anos, mesmo em atividades simples como subir ou descer escadas, por exemplo.

Sintomas de lesão no menisco

O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor no joelho, que piora ao agachar, ou dificulta subir e descer escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias e pode causar incapacidade até mesmo para caminhar. Além disso, pode haver inchaço da região dolorida.

O médico ortopedista pode identificar uma suspeita de lesão de menisco fazendo algumas perguntas, avaliando pelo exame físico e com manobras específicas que possuem um grande índice de acerto. Em alguns casos, poderá ser necessária a realização além do exame clínico, de um exame de imagem  para confirmação.

Caso queira saber mais a respeito das lesões de menisco, outras causas de dor no joelho, e os possíveis tratamentos, converse ao vivo agora mesmo com um de nossos especialistas, Basta clicar no botão abaixo.

Leia
também

29 de maio de 2021

Ombro congelado: Como identificar a capsulite adesiva

A capsulite adesiva, conhecida popularmente como “ombro congelado”, é um quadro que se caracteriza por limitação dos movimentos...
29 de maio de 2021

Descubra como tratar a dor na coluna sem cirurgia

29 de maio de 2021

Lesão de menisco: Descubra o que é

O menisco é uma estrutura de cartilagem presente no joelho que serve para proteger os...