Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

22 de agosto de 2021

Conheça as lesões mais comuns no Beach Tennis


Pesquisadores identificaram quais são as principais lesões (causadoras de afastamento de jogadores). Saiba como reconhecê-las e evitar que esse problema se torne mais grave.

Milhões de pessoas praticam Beach Tennis ao redor do mundo. É um esporte muito prazeroso e que está se tornando cada vez mais popular no Brasil, mesmo nas cidades distantes do litoral.
É importante saber quais são os tipos mais comuns de lesões relacionadas nas diversas modalidades para que seja possível preveni-las e tratá-las com maior eficiência.
Um recente estudo francês – publicado em 2019 – foi o primeiro a avaliar a prevalência de lesões mais comuns desse esporte. De um total de 206 indivíduos, os pesquisadores identificaram 178 lesões em 92 jogadores; com incidência de 1,81 lesões a cada 1.000 h de jogo.

As principais lesões:

Das 77 lesões (em 23,8% dos jogadores) classificadas como agudas tiveram a incidência de 0,78 lesões a cada 1.000 h de jogo. Já as outras 101 lesões crônicas identificadas ocorreram em 30,6% dos jogadores, com uma incidência 32% maior (1,03 lesões a cada 1000 h jogadas).
A localização das lesões foi similar às encontradas no tênis tradicional. O ombro foi a articulação lesionada com maior frequência, provavelmente devido à posição mais elevada do braço. A principal lesão encontrada nos membros superiores foi a tendinopatia crônica.
A incidência de epicondilite lateral no cotovelo foi de 0,36 para cada 1.000 h de jogo, com uma prevalência de 4,2% dos jogadores incluídos no estudo; valor inferior ao esporte praticado em quadras. É provável que a posição e menor vibração da raquete expliquem esses achados.

A maioria das lesões agudas estava presente membros inferiores. Os jogadores recreativos tiveram mais lesões crônicas (p <0,001). Já a incidência de lesões em jogadores profissionais foi menor que a de jogadores amadores (1,71 vs 2,04 lesões / 1.000 h de jogo).
Os tratamentos corretos permitem acelerar a recuperação e a reabilitação das lesões sem necessidade de afastamento definitivo do esporte.
Os métodos mais modernos do mundo, utilizados em atletas de elite na Europa, e agora disponíveis também no Brasil, como laser de alta potência, ondas de choque focais, estimulador magnético de alta intensidade, LipoGems, Plasmagel e Visco-Regen.
Para saber mais informações a respeito da prevenção e tratamento dessas lesões, converse com um de nossos especialistas.
Referência : Phys Sportsmed. Maio de 2020; 48 (2): 173-178. doi: 10.1080 / 00913847.2019.1650307. Epub 2019, 19 de agosto.

Você também pode gostar:

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos….

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….