Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

27 de julho de 2021

Como os atletas olímpicos se recuperam das lesões?


Tratamento de lesões em atleta – IMAGEM: CBF/BTL

Muitas das lesões que ocorrem em atletas durante as Olimpíadas são consequência do grande esforço físico exigido pelo esporte de alta performance.
Os jogos olímpicos reúnem, de 4 em 4 anos, os melhores atletas do mundo na disputa por medalhas nas principais modalidades esportivas do planeta. Para chegar até lá, formam-se os grandes campões; mas por outro lado outros tantos ficam no meio do caminho, devido às lesões.
Um estudo publicado na principal revista de Traumatologia Desportiva, analisou que dos 456 jogos durante as Olimpíadas de Atenas, na Grécia, ocorreram 377 lesões, em uma média de 0,8 lesões por jogo.
Do número total de lesões, cerca de 46% foram contusões, 13% entorses e 10% rupturas de fibras musculares – há um predominância de lesões ortopédicas quando o assunto é alto rendimento

Lesões ortopédicas mais comuns nos atletas de alta performance

As causas mais comum de lesões em atletas corredores de rua
1 – Entorses no joelho: Colocam em perigo as estruturas nobres como o menisco, ligamento cruzado anterior e mais outros.
2- Estiramento Muscular: Dependendo do nível pode necessitar de meses para recuperação
3 – Luxações no Ombro: Especialmente para aqueles que trabalham muito os membros superiores no esporte

Tratamentos utilizados nas lesões dos atletas das olímpiadas

Se por um lado muitas lesões ocorrem nesses atletas., por outro temos um exército ainda maior de profissionais pesquisando como fazer para recuperá-los o mais rápido possível, e de preferência sem que ocorra perda de rendimento esportivo.
Imaginemos como é doloroso para alguém passar décadas se preparando e treinando por horas a fio diariamente e se deparar com a interrupção de um sonho olímpico devido a uma lesão bem às vésperas da competição.
Algumas empresas se especializaram no desenvolvimento de produtos e equipamentos que permitem acelerar a recuperação dessas lesões, estimular a regeneração dos tecidos, e assim evitar que corram afastamentos prolongados dos atletas em seus esportes. Dentre esses métodos destacamos os modernos Ortolaser, Wave-Regen e Magneto-Regen que utilizam ondas físicas para estimular a renovação de tecidos lesionados no esporte.
A boa notícia é que no Brasil algumas clínicas de ponta já disponibilizam esses mesmos métodos aprovados pelos atletas olímpicos em seu dia-a-dia, com isso todas as pessoas podem ter acesso à mesma tecnologia que os principais medalhistas usam para recuperarem suas lesões.
Estes são os principais e mais tecnológicos métodos de tratamentos físicos:
“Imagens BTL/COB”

Wave-Regen:

Trata-se de um tratamento não invasivo, por meio do qual estímulos físicos geram rápida variação de pressão sobre o local tratado, e que promove, dessa maneira, a formação de novos vasos sanguíneos, liberação de fatores de crescimento, melhora da nutrição e oxigenação, regeneração dos tecidos, redução da dor entre diversos benefícios
Indicado para lesões e inflamações agudas e crônicas dos tendões, músculos e outros tecidos tanto do sistema locomotor quanto em outros órgãos do corpo que tenham a nutrição sanguínea prejudicada por algum motivo
(Muito utilizado na preparação de atletas das olimpíadas para evitar as lesões) – para saber mais sobre o método clique aqui
 
Maquina Magneto Regen

Magneto-Regen

É uma terapia inovadora sua tecnologia é baseada no campo eletromagnético de alta intensidade, que influencia positivamente o tecido humano. Os efeitos terapêuticos incluem alívio da dor, cicatrização de fraturas, mio relaxação, mio estimulação e mobilização articular
influencia positivamente o tecido humano. Os efeitos terapêuticos incluem alívio da dor, cicatrização de fraturas, mio relaxação, mio estimulação e mobilização articular.
A resposta ao procedimento é individual. Alguns pacientes necessitam apenas de uma sessão se associada a outros tratamentos — fisioterapia e medicação. Outros podem se beneficiar por meses ou até alguns anos e voltar a sentir dor. Nesses casos, o procedimento pode ser repetido – para saber mais sobre o método clique aqui

“Imagens BTL/COB”

Radio-Regen

Uma técnica  sem necessidade de cirurgia ou internação, de rápida execução e resultados promissores, que tem trazido alívio e devolvido a qualidade de vida para esses indivíduo é o uso da radiofrequência.
O tratamento utiliza corrente elétrica em alta frequência por meio de eletrodos que inativam os nervos responsáveis pela percepção da dor no paciente.
Nos pacientes com dor crônica a radiofrequência atua nos nervos responsáveis pela condução do estímulo de dor crônica, que já estão sensibilizados e alterados pela doença – para saber mais sobre o método clique aqui 
“Imagens BTL/COB”

Ortolaser 

Ao contrário da terapia a laser de baixo nível, a alta potência e a escolha do comprimento de onda correto do ORTOLASER permitem a penetração profunda dos tecidos e, através de um processo natural de transferência de energia (bioestimulação e efeito fotomecânico), acelera significativamente a cicatrização e a regeneração dos tecidos.
O ORTOLASER oferece uma forma poderosa e não viciante de tratamento da dor aguda e é eficaz especialmente no tratamento de lesões esportivas, por exemplo lesão muscular ou distorção articular e dor lombar causada por e hérnia de disco ou distúrbios na região cervical, causando dor no pescoço. (tratamento chave nas lesões dos atletas das olímpiadas por exemplo) – para saber mais sobre o método clique aqui
Image
Todos esses métodos de tratamentos para lesões em atletas olímpicos, são também aplicados em pacientes da clinica Regenius – Fale já com um de nossos profissionais!

Conversar com um especialista !


Aviso Legal :
Instituto Regenius CNPJ 18.665.900/001-13
Rua Gonçalves Dias, 82, Funcionários – Belo Horizonte
1. As informações contidas nesse material (áudio, vídeo, imagem ou texto) são caráter meramente informativo, não substituem consultas e não tem objetivo de sugerir a realização de tratamentos específicos (que somente podem ser indicados por profissionais de saúde após diagnóstico e avaliação individualizada).
2. Os métodos demonstrados podem corresponder tanto a procedimentos já regulamentados quanto experimentais, de acordo com a normatização dos respectivos Conselhos Federais à época da veiculação ou do acesso. Os dados apresentados são embasados tanto em artigos científicos publicados na literatura internacional, quanto em experiência clínica e opiniões de especialistas.
3. As imagens são meramente ilustrativas, e destinam-se aos profissionais da saúde que possam se interessar, sem configurar finalidade mercantilista.
4. Em caso de dúvidas, ou interesse em mais informações, sugerimos que entre em contato conosco.
Referências Legais
Resolução COFFITO 532/21
Resolução COFEN 564/17
Resolução CFM 1974/11 – Artigo 8º
Despacho CFM 143/19 – Artigo 75
Lei de Liberdade Econômica 13874/19 – Artigo 4º, Inciso VIII c/c Artigo 5º
Responsáveis Técnicos
Dra. Lorena Nunes – Enfermeira – COREN 375466 – ENF
Dra. Paloma Diniz – Fisioterapeuta – CREFITO-4 228669-F
Dr. Otávio de Melo Silva Júnior – Médico Ortopedista – CRMMG 41116 – RQE 25306

Você também pode gostar:

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos….

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….