Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis


Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos acima dos 40 anos. Ela é causada pelo desgaste das articulações nos ossos da coluna, e afeta as articulações entre as vértebras.

A enfermidade acomete tanto homens quanto mulheres, à medida que a cartilagem entre as articulações se desgastam lentamente em decorrência do processo de envelhecimento, ocorre a inflamação e a dor.

A coluna vertebral é constituída por uma série de vértebras e são elas que constituem a coluna vertebral. Todas as partes que a constituem podem sofrer com a artrose.

Quais são as causas de artrose na coluna dorsal?

Os discos intervertebrais ajudam na articulação dos ossos da coluna e das vértebras, os discos permitem o movimento e ajudam na absorção de choques. Com o processo natural de envelhecimento do corpo, há diversas alterações ao nível celular que afetam o desempenho dos discos intervertebrais, tornando-os mais frágeis e menos resistentes.

Com isso, os discos se desgastam e começam a sobrecarregar as articulações, causando dores e inflamações graves.

A artrose na coluna está relacionada ao processo de envelhecimento, porém, há outros fatores que podem contribuir para que a doença apareça. Fatores genéticos, e trabalhos que exijam muito esforço devem ser considerados nesse caso.

Quais são os sintomas?

A artrose na coluna apresenta quadros de dores, tensão, rigidez e dormência.

A intensidade da dor depende de cada indivíduo, e pode variar conforme as atividades exercidas ao longo do dia. A dor pode se concentrar em um lugar específico ou se irradiar para cabeça, tórax, nádegas, virilhas e ciática em alguns casos.

Como é realizado o diagnóstico?

Através de radiografias é possível ver sinais de espondiloses, como é conhecida a artrose na coluna. Além disso, com Raio-x é possível perceber a perda da altura dos discos intervertebrais e alterações na coluna.

Exames como Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada podem ser solicitados pelo médico para ver qual a gravidade das alterações. Contudo, é preciso salientar que nas fases iniciais das doenças nem todas as pessoas apresentam sintomas. Por isso, faz-se necessário, além de exames de imagens, a realização de exames físicos.

Entenda como funciona a ressonância magnética da coluna

A artrose na coluna tem cura?

A enfermidade não tem cura, embora os pacientes respondam bem ao tratamento não cirúrgico. É necessário que o paciente aprenda a conviver com a doença, com os tratamentos necessários é possível viver uma vida sem dores.

Quais os tratamentos existentes?

Muitos são os tratamentos recomendados para a artrose, estes que visam dar mais qualidade de vida aos seus pacientes. 

Alguns tratamentos para a artrose são:

O tratamento permite a melhoria da qualidade do líquido responsável por lubrificar e nutrir tendões e cartilagens das articulações;

  • Medicamentos: analgésicos potentes que devem ser prescritos pelo médico especialista;
  • Fisioterapias: podem ajudar na redução dos sintomas e no alinhamento da postura.

É possível prevenir a artrose?

Embora não há como parar o processo de desgaste devido ao envelhecimento do corpo, podem ser adotadas práticas para prevenir a artrose da estrutura vertebral.

A prática de exercícios com auxílio de um profissional, evita sobrecarga desnecessária e a má execução dos movimentos durante as atividades físicas.

Para pessoas que realizam trabalhos onde é necessário carregar muito peso, é preciso se atentar a postura durante a execução, para que as lesões sejam evitadas e consequentemente o desenvolvimento da artrose.

Manter hábitos saudáveis para a manutenção correta do peso é muito necessário, pois o excesso de gordura corporal causa uma sobrecarga à coluna ocasionando um desgaste precoce.

Exercícios de alongamento muscular como pilates, ioga aliado a alimentação saudável ajuda a melhorar a postura. Esses métodos não revertem o quadro da artrose, mas podem amenizar os sintomas.

Quando se deve optar pela cirurgia?

A cirurgia somente é uma opção quando há um processo de degeneração grave que afeta os nervos. Mesmo após o procedimento cirúrgico é preciso continuar com outras medidas terapêuticas, com a fisioterapia e uma dieta adequada, para que a cirurgia tenha sucesso e os sintomas não retornem.

Lembrando que é recomendado procurar um especialista na área para que ele avalie cada caso individualmente e indique o melhor tratamento.

Venha para o Instituto Regenius!

A clínica oferece diversos tratamentos, seja para dores crônicas, lesões esportivas ou tratamentos ortopédicos, o Instituto é o melhor lugar para realizar o seu tratamento. Aqui contamos com tecnologias de ponta para auxiliar nos melhores procedimentos do mercado. Não perca tempo, agende agora mesmo uma consulta e venha tratar das suas dores aqui no Instituto Regenius.

Fontes:

HOPKINS, John. Spinal Arthritis (Arthritis in the Back or Neck).Disponível em :<https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/spinal-arthritis#:~:text=Osteoarthritis%20of%20the%20Spine,leads%20to%20inflammation%20and%20pain>. Acesso em 10 de maio de 2022.

PELLEGRINO, Luciano. Artrose na coluna tem cura?. Disponível em :<https://www.drlucianopellegrino.com.br/artigos/artrose-coluna-tem-cura/>.Acesso em 10 de maio de 2022.

SP,Coluna.Artrose na Coluna.2019. Disponível em : <https://colunasp.com.br/artrose-na-coluna/>. Acesso em 10 de maio de 2022.

Você também pode gostar:

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….

Medicina quântica o que é e quais os benefícios

20 de maio de 2022

Medicina quântica o que é e quais os benefícios

A medicina quântica  usa as pesquisas da física quântica para comprovar que….