Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

19 de maio de 2022

Células tronco e Fatores de crescimento no tratamento de dores


O uso das células-tronco e fatores de crescimento têm se mostrado muito eficazes no tratamento de várias dores, por possuírem capacidade regenerativa das células.

Doenças articulares tem se tornado tão comum ultimamente, onde os pacientes apresentam além da dor, perda do movimento e o que é mais grave perda da cartilagem.

Alguns métodos utilizados são medicações específicas aliados a fisioterapia, mecanismos estes que apenas causam um alívio passageiro. Pois, esses tratamentos não são capazes de reconstruir a cartilagem perdida.

Células-tronco e fatores de crescimento no tratamento das dores articulares

As células-tronco podem tratar os problemas nas articulações de maneiras distintas, em laboratório elas podem ser utilizadas para se diferenciar em células de cartilagem, os condrócitos, e induzidas a formar um novo tecido cartilaginoso que seria posteriormente implantado no paciente.

Outro uso é a  aplicação direta de células-tronco no local lesionado a fim de estimular outras novas células.

No caso dos fatores de crescimento ou plasma rico em plaquetas (PRP), o procedimento visa melhorar a dor e acelerar o processo de cicatrização das lesões. 

O que são as células-tronco?

São células com capacidade regenerativa, e são formadas ainda na fase embrionária do indivíduo. Após o nascimento, algumas dessas células-tronco ainda permanecem dentro dos órgãos com a função de repará-los.

Algumas das características das células-tronco são:

  • Conseguem se reproduzir, a partir da duplicação que resultará em células idênticas;
  • Conseguem se diferenciar, transformando-se em diversas células de seus respectivos órgãos e tecidos.

Quais são os tipos de células-tronco?

Elas podem ser divididas em células-tronco embrionárias e as adultas (encontradas na medula óssea e no cordão umbilical), e as células pluripotentes induzidas, obtidas por cientistas em laboratório no ano de 2007.

  • Células-tronco embrionárias: são capazes de se transformar em qualquer célula adulta sendo encontradas no interior do embrião no estágio blastocisto, fase embrionária a partir de 4 a 5 dias de gestação;
  • Adultas: são as obtidas da medula óssea e do cordão umbilical, elas podem gerar células idênticas e outras diferentes;
  • Pluripotentes induzidas: inicialmente produzidas em 2006 pelo pesquisador japonês Shinya Yamanaka, estas foram reprogramadas a partir da cauda de um rato que voltaram a se comportarem como células-tronco embrionárias. Somente em 2007 é que foram criadas células induzidas humanas, a partir da pele. Onde estas são grandes fontes de pesquisa.

Quais são as células-tronco utilizadas na medicina?

Atualmente são utilizadas as células-tronco adultas encontradas na medula óssea e no sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos.

Qual é a razão das células-tronco serem tão valiosas?

 As células-tronco são muito importantes, sua capacidade de regeneração ajuda no tratamento de várias doenças. Além disso, elas ajudam:

  • Ajudam no entendimento de como as doenças ocorrem;
  • Geram células saudáveis que irão substituir as doentes;
  • Permite que pesquisadores testem medicamentos quanto à segurança e eficácia.

Leia mais sobre células-tronco aqui. (https://criogenesis.com.br/celulas-tronco/o-que-sao-celulas-tronco/).

De onde vem o PRP?

O Plasma Rico em Plaquetas (PRP), é retirado a partir do próprio sangue do paciente (plaquetas), por isso, não apresenta reações adversas.

 A mistura possui alta concentração de plaquetas e uma pequena porção de plasma, e pode ser aplicada em algumas áreas do corpo para tratar diferentes enfermidades. As plaquetas presentes no nosso organismo são importantes no processo de reparação, por isso elas estão em maior quantidade no PRP.

Leia a matéria sobre os Benefícios do Tratamento com  PRP para neuropatia no blog do Instituto Regenius. (https://regenius.com.br/beneficios-do-tratamento-com-prp-para-neuropatia/).

Quais são os benefícios de ambas as técnicas?

Tanto a utilização de células-tronco quanto as injeções de fatores de crescimento são muito benéficas, por auxiliarem na reconstrução do tecido lesionado. Outros benefícios são:

  • Alívio das dores;
  • Diminuição de processos inflamatórios;
  • Regeneração dos tecidos;
  • Estimulação dos fatores de crescimento.

Quais as contra-indicações?

Pacientes com doenças no sangue ficam impossibilitados de realizarem a técnica, além de  plaquetopenia ou trombocitopenia, e outras doenças reumáticas. Mas é claro que somente um profissional capacitado poderá constatar se o paciente pode ou não realizar o tratamento.

Venha tratar das suas dores no Instituto Regenius (https://institutoregenius.com.br/sobre/)

O Instituto conta com as mais modernas tecnologias para melhor atender a todos os pacientes. Com mais de 16 anos no mercado, mais de 24 mil pacientes já foram atendidos e receberam os melhores tratamentos.

Não sofra com dores articulares, venha para o Instituto Regenius e agende uma consulta já. (https://api.whatsapp.com/send?phone=5531989320715&text=Ol%C3%A1%20vi%20o%20site%20do%20Instituto%20Regenius%20-%20Dr.%20Ot%C3%A1vio%20Melo%20e%20gostaria%20de%20mais%20informa%C3%A7%C3%B5es!%20)

Fontes:

VINICIUS, Carlos. Você sabe o que é o PRP (plasma rico em plaquetas)?. Ortopedista joelho. Disponível em :<https://ortopedistajoelho.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-o-prp-plasma-rico-em-plaquetas/>. Acesso em 9 de maio de 2022.

SINGULAR.PRP. Disponível em : <https://www.singular.med.br/informacao/tratamento/procedimentos-intervencionistas/157-prp.html#:~:text=A%20terapia%20com%20PRP%20tem,pacientes%20a%20suas%20vidas%20normais>. Acesso em 9 de maio de 2022.

IVI. Plasma rico em fatores de crescimento: nova técnica aumenta as chances de gravidez. Disponível em:<https://ivi.net.br/blog/plasma-rico-em-fatores-de-crescimento/#:~:text=O%20plasma%20rico%20em%20fatores,e%20at%C3%A9%20a%20medicina%20est%C3%A9tica>. Acesso em 9 de maio de 2022.

FERRÃO, Ana ,GUTIERRES, Manuel. Aplicação de fatores de crescimento no tratamento de lesões musculotendinosas Solução ou ilusão?.2013. Disponível em: 

<https://clinicajoelhoombro.com/ficheiros/noticias/aplicacao_de_fatores_de_crescimento_no_tratamento_de_lesoes_musculotendinosas_solucao_ou_ilusa.pdf>. Acesso em 9 de maio de 2022.

INCA.O que são células-tronco?.Disponível em :<https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/o-que-sao-celulas-tronco>. Acesso em :9 de maio de 2022.

RNTC.O que são células-tronco?.Disponível em : <http://www.rntc.org.br/ceacutelulas-tronco.html?. Acesso em 9 de maio de 2022.

MAYO. Stem cells: What they are and what they do. 2022. Disponível em :<https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/bone-marrow-transplant/in-depth/stem-cells/art-20048117#:~:text=Stem%20cells%20are%20the%20body’s%20raw%20materials%20%E2%80%94%20cells%20from%20which,more%20cells%20called%20daughter%20cells>. Acesso em 9 de maio de 2022.

Você também pode gostar:

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos….

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….