Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

20 de outubro de 2021

Osteoporose: o que é?


De acordo com a SBEMSP, 8,9 milhões de fraturas por ano, em todo o mundo, são causadas pela osteoporose. Pensando em divulgar mais informações sobre essa doença, definiu-se que o dia 20 de outubro seria o Dia Mundial da Osteoporose.
Neste texto, você entenderá o que é a osteoporose, quais os principais sintomas dessa doença e quando ela pode se tornar grave, para que você tome medidas para evitar o surgimento ou complicações decorrentes dessa condição. Vamos lá?
 

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, basicamente seu nome significa “ossos porosos”. É comum que, no interior dos ossos, existam alguns vãos, porém uma pessoa com osteoporose apresenta espaços maiores, os deixando fracos.
Essa doença pode ocorrer em pessoas de diferentes faixas etárias, porém é comum que, quando envelhecemos, passarmos pela perda de cálcio no corpo, o que acaba resultando na osteoporose e, consequentemente, nos problemas ocasionados por ela. O sexo feminino é o mais acometido.
Uma das principais consequências da osteoporose são as fraturas pois, como explicamos, os ossos ficam mais fracos internamente e externamente, então as chances de eles quebrarem ou fraturarem é bastante alta.
Dessa maneira, é importante que, desde já, se tomem medidas para que a doença não apareça ou causa complicações, visto que ela ainda não tem uma cura, porém pode ser controlada, principalmente por meio da suplementação de vitamina D.

Quais os sintomas da osteoporose?

A osteoporose, apesar de ocorrer internamente, pode se manifestar por meio de alguns sintomas. É importante ficar atento a eles, pois pode significar que a doença já está em um estado avançado e, por isso, precisa de um tratamento urgente.
Alguns dos sintomas que pessoas com osteoporose podem apresentar são a dor crônica ocasionada pela deformação dos ossos ou a própria fratura e quebra dos mesmos. Por isso, é importante focar em evitar o aparecimento da doença.
Outros sinais de osteoporose que também podem aparecer são o formigamento das pernas, dores na coluna, diminuição da altura ou a adoção de uma postura corporal mais encurvada. Nesses casos, vale apena contar com um diagnóstico médico.
Além disso, também é importante se atentar com alguns fatores de risco, como o histórico familiar, pessoas com deficiência na produção de hormônios. Alguns hábitos como alcoolismo e uso de tabaco também podem ocasionar no surgimento da doença.
 

O que acontece quando a osteoporose se agrava?

Caso a osteoporose não seja tratada, ela pode ocasionar em complicações. Uma delas é o risco de fraturas aumentado. Com o tempo, até atividades simples como uma tosse ou espirro mais forte podem ocasionar em uma lesão.
As fraturas causadas pela osteoporose podem ter uma cicatrização demorada, além de depender de muitos fatores, como o local em que ela está, sua gravidade, bem como a idade e estado de saúde da pessoa acidentada.
Assim, entendendo melhor o que é a osteoporose, quais são os seus principais sintomas e o que acontece quando ela se agrava, você conseguirá entender melhor sobre essa doença e buscar orientação médica caso tenha suspeita dessa condição.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar em um controle efetivo da osteoporose!

Você também pode gostar:

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos….

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….