Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

29 de julho de 2021

Por que as dores aumentam no frio?


O frio chegou mais cedo esse ano, e com ele as as dores aumentam no frio. Mas por que isso acontece? Quando muda a estação, mudam também a nossa rotina. As pessoas em geral tomam menos água, mudam a alimentação e fazem menos atividades físicas.

Estudos publicados recentemente pelo centro de manejo de dor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovaram que há uma relação direta entre variações de pressão e temperatura com a frequência e a intensidade de dores crônicas.

Para 37% da população brasileira que sofre com dores crônicas, segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor, a situação pode piorar. De acordo com o médico ortopedista, Dr. Otávio Melo, é importante estudar diretamente a causa do problema para encontrar maneiras cada vez mais eficazes de solucionar os transtornos. Isso quer dizer que as pessoas que sentem muitas dores devem procurar um especialista para investigar as causas.

“Basicamente, com a temperatura mais baixa, é normal o paciente se retrair e contrair mais. Isso faz com que os músculos fiquem mais tensionados, causando o aumento das dores”, explica.

Cientificamente, sabe-se que os tecidos musculares se contraem em resposta ao estímulo do sistema nervoso para que o nosso organismo consiga se “defender” do frio. Segundo ele, o ideal é não parar de se exercitar no inverno. “Esse é o principal fator que contribui para o aumento das dores. Portanto, o ideal é continuar se movimentando normalmente e não se esquecer do aquecimento antes de qualquer exercício”, afirma o médico.

Para saber quais as causas das dores é indispensável que seja realizada uma avaliação especializada e definido o diagnóstico. Só assim o tratamento poderá ser eficiente e levar ao alívio dos sintomas de uma maneira constante. Quer conhecer as melhores opções de tratamento mais eficientes para se livrar das dores ? Converse conosco agora mesmo pelo link abaixo.

Conversar com um especialista !

Ao ficar mais encolhido, contraindo os músculos, ou aumentando a curvatura da coluna, busca-se uma forma de tentar reter mais o calor no corpo durante os dias frios. Mas isso não é bom e ajuda a aumentar as dores. Vestir roupas quentes, alongar-se e manter a postura adequada são atitudes essenciais, segundo o ortopedista. “É comum as pessoas andarem encolhidas para espantar o frio. O ideal é manter a atenção e evitar esse tipo de atitude”, aconselha.

O especialista alerta, as dores aumentam no frio devido a diversos fatores!

De acordo com o especialista, as dores desencadeadas pela inflamação das articulações, ou seja, pacientes que possuem artrite, o frio é um importante agravante. Em muitos casos, acontece uma acentuação de quadros de artrite, artrose, dores articulares e lombalgias. Especialistas indicam que, se houver inchaço associado às dores, devem-se alternar compressas quentes e frias para ativar a circulação e reduzir o edema. No entanto, o alerta é para procurar um médico em caso de dor intensa.

Por que as dores aumentam no frio?

O frio pode aumentar os sintomas de dor, mas não piora nem causa a doença reumática. O problema é a constrição da circulação sanguínea e dos tecidos, dos tendões e dos músculos pelo corpo visando ao armazenamento de calor. Ou seja, os vasos ficam mais estreitos, e as articulações sofrem com isso. Se o paciente já tiver sofrido lesão, ele terá a percepção da piora da dor e o aumento da dificuldade para se movimentar, além de rigidez nas juntas.
Pés e mãos sofrem mais, de acordo com o especialista. São regiões cuja temperatura corporal é menor. Para reduzir os sintomas, a recomendação é proteger-se do frio com agasalhos apropriados, luvas e recorrer a banhos de água morna e ao uso de bolsas térmicas nas áreas doloridas. Atividade física orientada e de baixo impacto também ajuda bastante.

Por que as dores aumentam no frio?

Os vasos também se contraem, levando menos sangue às extremidades do corpo, o que acarreta uma diminuição do fluxo sanguíneo nas articulações e, por consequência, a manifestação da dor, explicou o ortopedista Otávio Melo.

Pessoas que não possuem lesão prévia podem desenvolver uma sensibilidade quando submetidas a essas condições. Isso pode acontecer devido a um fator genético, geralmente, são pessoas que já possuem uma predisposição a possuírem terminações nervosas mais exacerbadas devido à sequência dos seus genes.
Prevenção e tratamento – Com o clima mais frio, muitas pessoas suspendem a prática de exercícios físicos, o que não é recomendado. “A melhor forma de evitar as dores nos dias mais frios é manter o corpo em movimento, fazer alongamentos e não dispensar as caminhadas”, ressaltou Otávio.

Tomar banho quente, colocar bolsas de água quente sobre a área dolorida e se agasalhar bem costumam ser medidas que atenuam os sintomas. Se as dores forem frequentes ou causadas por fraturas antigas, que voltam a doer com o frio, procure um médico.
Para conhecer mais sobre os tratamentos, clique no LINK.
Caso seja do seu interesse agendar um horário para avaliação personalizada com um dos especialistas de nossa confiança, basta clicar no botão abaixo.

Você também pode gostar:

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos….

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….