Cirurgias

Cirurgias

Injetáveis

Injetáveis

Tecnologias

Tecnologias

Ombro

Ombro

Quadril

Quadril

Dor Crônica

Dor Crônica

Osteoporose

Osteoporose

Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Punho e Mão

Punho e Mão

Fibromialgia

Fibromialgia

Joelho

Joelho

Cotovelo

Cotovelo

Coluna

Coluna

Artrose

Artrose

17 de maio de 2021

Conheça as 8 novidades no tratamento da hérnia de disco


hérnia de disco é uma doença causada quando o disco vertebral sofre alterações e sua região central, chamada de núcleo pulposo, sai de sua posição e pressiona os nervos da medula espinhal, especialmente na região da coluna lombar e coluna cervical.

Tanto a hérnia de disco lombar quanto a cervical já possuem tratamento e em diversos casos não há a necessidade de procedimentos invasivos, principalmente graças às novas tecnologias.

Por isso, apresentaremos alguns dos principais tratamentos da hérnia de disco que estão revolucionando a forma como lidamos com essa doença. Confira!

Como o diagnóstico da hérnia de disco é feito e como isso muda o tratamento?

Alguns sintomas, como dor, queimação e perda de função motora na região cervical e lombar podem ser indicadores de hérnia de disco. Ao sentir esses sintomas, o ideal é procurar um médico ortopedista e realizar uma avaliação e, caso confirmada a doença, iniciar o tratamento o quanto antes.

O diagnóstico da hérnia de disco é feito, clinicamente, com base nesses sintomas. Somado a isso, é possível realizar exames específicos para determinar o tamanho e a região exata da lesão na coluna, como raio-x, ressonância magnética e tomografia.

Ao identificar a localização e o tamanho da lesão, o médico ortopedista pode sugerir algumas linhas de tratamento, que vão desde práticas não invasivas à utilização de medicamentos e, em casos mais graves, cirurgias.

Você sabia que a hérnia de disco pode ser causada por má postura?
Baixe agora mesmo o Guia sobre postura corporal e veja como evitar esse mal!

Conheça as 8 novidades no tratamento da hérnia de disco

Quais são as novidades de tratamento da hérnia de disco?

Agora falando especificamente dos tratamentos, existe uma informação que pode aliviar um pouco o sofrimento de quem apresenta hérnia de disco: graças aos avanços científicos, as linhas terapêuticas de tratamento envolvem diversas técnicas e abordagens não cirúrgicas ou minimamente invasivas.

Veja as principais!

1. Fisioterapia

Sessões de Fisioterapia são uma forma eficiente de ajudar a aliviar os sintomas da hérnia de disco, bem como prevenir que novas lesões venham a surgir.

O fisioterapeuta trabalha com técnicas de relaxamento da musculatura, que vão desde massagens até exercícios de alongamento. Somado a isso, ele também avalia a postura atual do paciente e cria um plano de treino para incorporar uma postura mais adequada às atividades diárias do paciente.

2. Anti-inflamatórios e relaxantes musculares

Dependendo da evolução da doença, o tratamento da hérnia de disco pode, sim, envolver algumas medicações para trazer mais conforto e qualidade de vida para o paciente. Isso é necessário em função da gravidade da inflamação e contração de músculos, ligamentos, nervos e articulações.

Dentre as principais estratégias médicas está a adoção de anti-inflamatórios, relaxantes musculares e, no caso de dores mais agudas, analgésicos. É importante ressaltar que, os medicamentos não são o tratamento da hérnia de disco, mas um complemento que ajuda a reduzir os impactos na vida do paciente.

3. RPG e Rolfing

Tanto o RPG (Reeducação Postural Global) quanto o Rolfing são tratamentos altamente recomendados para pessoas que sofrem ou que têm histórico de casos de hérnia de disco. Ambos lidam com o realinhamento da coluna e ajudam o paciente a recuperar sua capacidade de movimentação das vértebras.

4. Acupuntura

Alguns estudos apontam a acupuntura como uma alternativa aos analgésicos. As agulhas, quando posicionadas adequadamente, oferecem uma sensação de analgesia que pode ser o suficiente para cessar a dor de alguns pacientes com hérnia de disco, sem a utilização de terapias medicamentosas.

Entretanto, em estágios mais avançados da doença, a acupuntura pode não surtir o efeito desejado e a analgesia ser insuficiente para o alívio da dor. Nesse caso, outras alternativas devem ser procuradas em conjunto com o ortopedista.

Conheça as 8 novidades no tratamento da hérnia de disco

5. Exercícios físicos

Para que nosso corpo tenha sustentação, precisamos desenvolver uma musculatura específica. Um abdômen mais forte ajuda a aliviar a carga sobre os discos vertebrais, o que consequentemente reduz a probabilidade de incidência da hérnia de disco.

Assim, a atividade física, sempre acompanhada de um profissional capacitado, é recomendada. Além de evitar futuras lesões, esse preparo do corpo pode impedir o avanço da doença nas fases iniciais.

6. Ortolaser

Ortolaser é uma moderna tecnologia que a Ortopedia começou a utilizar para diversos fins. Dentre seus benefícios estão o rápido alívio de dores, estimulação do potencial reparador natural do corpo e restauração da mobilidade.

Uma das grandes vantagens do Orto-laser é que se trata de um procedimento não invasivo, ou seja, não cirúrgico. Durante a aplicação, o paciente não precisa fazer uso de analgésicos ou anestésicos.

7. Prótese com disco artificial

Em alguns casos, o disco vertebral do paciente pode apresentar sérios danos devido aos avanços da hérnia de disco. Quando isso ocorre, é possível fazer a substituição do disco doente e trazer mais qualidade de vida para a pessoa.

Isso é feito por meio de um processo cirúrgico, que substitui o disco lesionado por um artificial projetado especificamente para o paciente, visando a manutenção de sua flexibilidade e movimento.

8. Microcirurgia

Substituindo as cirurgias tradicionais, hoje, a Ortopedia conta com microcirurgias. Esses procedimentos são feitos com o auxílio de microscópio e o cirurgião faz uma incisão mais precisa.

As vantagens da microcirurgia estão na redução do risco de sangramento, bem como no tempo de recuperação e facilidade dos cuidados pós-cirúrgicos.

Como você pode ver, a Ortopedia, assim como áreas correlatas, têm se desenvolvido significativamente nos últimos anos. Se antes o único caminho para o tratamento da hérnia de disco era a intervenção cirúrgica, hoje existem alternativas menos invasivas que preservam a saúde e o bem-estar de quem é acometido por essa doença.

Se você suspeita que tem hérnia de disco, ou já foi diagnosticado e gostaria de fazer um tratamento com um profissional capacitado, agende já sua consulta!

Para conhecer mais sobre os tratamentos de coluna, clique no LINK.

Caso tenha interesse em agendar um horário para avaliação personalizada com um de nossos especialistas, basta clicar no botão abaixo.


Conversar com um especialista !

Você também pode gostar:

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

26 de maio de 2022

Artrose na coluna dorsal: O que é ,sintomas e tratamentos disponíveis

A artrose na coluna é uma das principais doenças que afetam indivíduos….

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

24 de maio de 2022

Bloqueio e infiltração contra dores na coluna! Saiba mais

O bloqueio anestésico ou infiltração é o procedimento ministrado por ortopedistas especialistas….

Como as emoções interferem na sua saúde!

23 de maio de 2022

Como as emoções interferem na sua saúde!

Raiva, tristeza, ódio, ressentimento, e alegria, essas são algumas das emoções que….